questões ambientais em aracaju e Sergipe.

Data: 17/02/2014 | De: Lizaldo


Bom dia ,meu caro João Camilo
A cerca das questões levantadas por você, por enquanto essas são as minhas respostas.
Questão ambiental em Aracaju e outras sobre Sergipe e gostaria de te fazer algumas Considerações preliminares :
1 – Que em Sergipe temos um grande passivo ambiental, oriunda das políticas antiecológicas desde dos 60, a partir do desenvolvimento industrial e petrolífero e dos anos 80, com o surgimentos da expansão urbana de Aracajú- com a proliferação da ocupação desordenada pela especulação imobiliária e invasões de áreas de manguezais, restingas, apicuns, aterros de lagoas e áreas irregulares em Aracaju e na grande Aracaju.
Atualmente os principais problemas ambientais de Aracaju e que , necessitam de atenção da sociedade e do poder público. São:
Controle sobre a Especulação imobiliária e invasões das áreas naturas e de preservação; A sociedade sergipana precisa sair da cômoda omissão e partir para o protagonismo sobre as questões ambientais;
Cobrar e denunciar os licenciamentos ambientais comprometedores e perversos com o meio ambiente que descumprimento sistemático as regras da legislação ambiental vigente ;
Exigir dos gestores público e respeito e compromisso com a qualidade de vida , preservação e recuperação dos recursos naturais .

Sobre a obra do aterro do Rio Sergipe, na 13 de julho
Responsabilizar criminalmente os mandantes e executores da obra criminosa
Que, por falta de EIA e do Rima, não se tem informação quanto a realidade ambiental dos recursos naturais das áreas estuarinas, e não sabemos onde e como as agressões do Aterro ao Rio Sergipe – afetarão ainda mais as regiões estuarinas do rio, tanto do lada de Aracaju, quanto do outro lada da Barra dos Coqueiros ou em qualquer outra região do nosso litoral. E por falta de RIMA fica difícil prevê os impacto do passivo ambiental gerado pela obra, para possíveis medidas mitigadoras e cobrança de compensações ambientais.;.

Mapeamento das reais situações ecológicas e ambientais dos manguezais, lagos, rios, matas ciliares, praias, dunas , restingas e lagoas e Aracaju e de todos território sergipano bem como os outros ambientes naturais de nosso estado;
Fiscalização dura sobre a especulação imobiliária, despejos de esgoto sem tratamentos estão praticamente comprometendo mais de 70% dos manguezais de Aracaju e da região metropolitana.

Denuncias as propagandas enganosos do tipo: Aracaju é, como uma cidade da “ melhor qualidade de vida”. Pois na questão ambiental, deixa muito a desejar e não temos a tão propalada qualidade de vida em Aracaju . Pura propaganda enganosa.. É so acompanhar altos índices de coliformes fecais em nossas praias de rios..5 – Ainda nesse aspecto, como você avalia a arborização da cidade? Inexistente.. Bem longe dos índices exigidos pela OMS.

Avaliar como negativa a atual gestão de Aracaju do ponto de vista da preservação ambinatl
No quesito meio ambiental a nota é Zero par a gestão João Alves.
A atual gestão municipal não existe enquanto implementação de uma política ambiental correta. Até que foi criada uma secretaria do meio ambiental, amis que até agora não disse pra que veio a ser lutar contraditoriamente pelo aterro do Rio Sergipe ..

Outra questão muito importante:
É preciso muita unidade na luta das poucas organizações socioambientais de Sergipe
E exigir a imediata reformulação do Conselho Estadual do Meio Ambiente que está caduco
Sem participação paritária da sociedade civil
já que é um entrave negativo para as políticas publicas e não produz os efeitos positivos para o meio ambiente

Abraços - LIzaldo Vieira

MOPEC- Sergipe

mopec_se@outlook.com

Celular - 88492725

Novo comentário