MOPEC em Pauta

Data: 09/12/2010 | De: Lizaldo Vieira

PROGRAMA MOPEC EM PAUTA

Produção e apresentação de LIZALDO VIEIRA, toda 5ª – feira e levado ao ar pela ANCHIETA FM, 105,9 no Conjunto Augusto – Bairro Frolandia, Aracaju Sergipe Brasil

O programa trabalha questões sociais, política, cultural, educativa, ambientais, musicais e informativas.
Durante o programa o apresentador aborda temas relacionados aos objetivos da Radio como, Família, ecologia, informação, educação e cidadania.



Através das ondas sonoras da Anchieta FM o MOPEC EM PAUTA enfatiza “as problemáticas” que envolvem a vida do cidadão no dia a dia da comunidade da Farolandia, na cidade de Aracaju, em Sergipe, no Brasil e no mundo, com ênfase para a realidade local.
A idéia é estimular a sociedade a participar ativamente das lutas sociais no bairro, reivindicando seus direitos e assumir seus deveres, exercendo a cidadania da comunicação.
Dentro da grade da programação, procuramos atender as expectativas de quase 100.000 (cem mil), (moradores) potenciais ouvintes, que vivem na comunidade na expectativa da participação e interação de todos.

Abertura – Mensagem
Mensagem de Recomeço - Recomeçar
"Sempre é tempo de recomeçar. Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos. Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade. Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou. Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado. Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel. Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo. Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho. Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos... O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos. Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você? Você está pronto para recomeçar? O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade." Autor desconhecido

Manchetes do programa
Anchieta FM tem nova coordenação
Analfabetismo cai 7% no país; nordeste e norte apresentam maiores reduções, diz IPEA
O número absoluto de analfabetos com 15 anos ou mais no país caiu 7% entre 2004 e 2009, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A queda representa, aproximadamente, 1 milhão de analfabetos a menos no Brasil --que ainda tem 14.104.984 de pessoas nessa situação. Desse total, 93% ganham até dois salários mínimos.
O estudo foi realizado a partir de dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2009 e todas as regiões acompanharam a tendência de queda do país.
No período analisado, as maiores variações da taxa de analfabetismo foram registradas no nordeste --que passou de 22,4% para 18,7%-- e norte, cuja taxa diminuiu de 12,7 para 10,6. Com uma redução de 66%, o Amapá passou a ter a menor taxa de analfabetismo do Brasil: 2,8%.
Apesar da queda geral, cinco Estados brasileiros tiveram crescimento no número de analfabetos: Rondônia, Acre, Mato do Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.
No sudeste, a redução na quantidade de analfabetos foi de 6,6% no período. Com exceção do Rio de Janeiro, cuja queda foi de 12,3%, todos os demais estados tiveram índices de redução do analfabetismo abaixo da média nacional.
Em São Paulo, por exemplo, a redução foi de 6,5% no número total de analfabetos com 15 anos ou mais. Em 2004, o Estado tinha 1.638.288 pessoas que não sabiam ler ou escrever enunciados curtos --definição de analfabetismo da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Já em 2009, esse número caiu para 1.532.577.


DESIGUALDADE
O estudo do Ipea mostra também que o nível de analfabetismo entre pretos/pardos e brancos ainda apresenta desigualdades. Entre analfabetos brancos, a variação foi de 7,2% em 2004 para 5,9% em 2009. Enquanto a taxa registrada por pretos e pardos caiu de 16,3% para 13,4% no período.
A renda também é outro fator de desigualdade em relação à alfabetização. Dos mais de 14 milhões de brasileiros analfabetos, 93% ganham até dois salários mínimos --segundo o Ipea.
Além disso, o analfabetismo é 20 vezes menor se comparada a população que declara ganhar entre três e cinco salários mínimos com àquela que ganha até 1/4 de salário mínimo.
Na população idosa, com 65 anos ou mais, também houve redução no número de analfabetos nos últimos cinco anos. O percentual passou de 38,4 em 2004 para 30,8% em 2009. Apesar disso, das faixas etárias analisadas pelo estudo do Ipea, essa ainda é a com maiores índices de analfabetismo no Brasil.
TCE absolve Rogério Carvalho em processo do Huse
O ex-secretário da Saúde Rogério Carvalho foi absolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no processo que respondia por uma inspeção feita no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse) e pelo qual havia sido condenado em 2008 a ressarcir o Estado em mais de R$ 40 mil. A decisão veio no final da manhã desta quinta-feira, 9, por 4 votos a 1 (apenas a conselheira Isabel Nabuco votou contra).
Na época da condenação, além do ex-secretário, o diretor geral do Huse, Josias Passos, também havia sido multado em R$ 10 mil por erros formais em processos. Carvalho recorreu da decisão e teve parecer favorável, mas o TCE decidiu manter a condenação de Passos.
Isso porque, segundo o assessor de imprensa do Tribunal, Carlos França, os conselheiros entenderam que o responsável direto pelas contas do Huse era Josias Passos e não o ex-secretário, que não pode, portanto, ser responsabilizado por um problema de gestão daquela unidade de saúde.
Fundação
Já o processo em que Rogério Carvalho responde pela rejeição das contas do Fundo Estadual de Saúde em 2008 foi retirado da pauta de votação desta quinta. O conselheiro Carlos Alberto Sobral pediu vistas, mas está em Brasília e tem mais uma semana para apresentar o seu parecer àquela corte, quando o caso deve ser julgado.
Rogério Carvalho também aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve julgar o recurso contra o indeferimento à sua candidatura a deputado federal nas últimas eleições.
Sergipe bate recorde na geração de empregos em outubro




Sergipe bateu o recorde na geração de empregos formais em outubro, apresentando o maior saldo da série histórica do Cadastro de Empregados de Desempregados (Caged), informou nesta quinta-feira, 9, o Dieese. Com a criação de 4.777 vagas, Sergipe apresentou um aumento de postos de 104,6% em relação ao mês anterior, e um resultado de 74,3% maior que outubro de 2009.
O destaque foi para a Agropecuária, com saldo de 2.072 postos, seguido pela Indústria de Transformação com 1.548 vagas com carteira assinada. Somados, os dois setores respondem por 75,7% do saldo total verificado no mês. A Indústria de transformação foi responsável por 32,4% do saldo. Embora o setor de Serviços tenha apresentado saldo negativo de -68 postos em outubro, ao longo do ano de 2010 ele foi o setor que mais acumulou vagas (5.626).
Em todo o país foram gerados 204.808 postos de trabalho no mês de outubro, resultado de 1.620.535 admissões e 1.415.731 desligamentos, equivalente à expansão de 0,58% sobre o estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No acumulado do ano (de janeiro a outubro) o saldo de vagas chegou a 2.406.210 vagas, resultado inédito para toda a série histórica do Caged, sendo superior em 12,0% ao recorde anterior obtido em 2008 (2.147.971 postos, crescimento no ano de 7,3% do saldo).
Todas as cinco grandes regiões registraram elevação do emprego em outubro, com a região Sudeste liderando com 92.594 postos de trabalho (0,48%), seguida pela região Nordeste (53.291 postos ou 0,98%), que, além de registrar saldo recorde, revelou a maior taxa de crescimento do emprego no mês.
Em relação às Unidades da Federação, observa-se que, em outubro, 24 estados expandiram o contingente de assalariados com carteira de trabalho, com seis deles assinalando saldos recordes para o mês. Os destaques foram: São Paulo (55.377 postos ou 0,48% em relação ao mês anterior), Rio de Janeiro (19.571 postos ou 0,59%, resultado recorde para o mês), Rio Grande do Sul (18.592 postos ou 0,80%), Pernambuco (15.781 postos ou 1,42%, desempenho recorde para o período), Santa Catarina (15.345 postos ou 0,89%) e Paraná (14.954 postos ou 0,64%). Em termos relativos, a maior taxa de crescimento ocorreu no estado de Alagoas (2,36% ou 7.029 postos), seguido por Sergipe, com 4.777 postos de trabalho, 1,95% de crescimento em relação ao mês anterior.
Atividades
Os destaques do setores das atividades econômicas em números absolutos foram: Serviços (86.207 postos ou 0,62%), Comércio (81.347 postos ou 1,06%), ambos registrando recordes para o mês, seguidos da Indústria de transformação (46.923 postos ou 0,58%), que reduziu o seu dinamismo em relação aos meses anteriores. Também merecem destaques os setores da Extrativa Mineral (1.239 postos ou 0,67%), que obteve a maior geração de empregos para o período na série histórica do Vaged, e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (1.354 postos ou 0,37%), que registraram o segundo melhor desempenho para o mês. O único setor que apontou queda no emprego foi a Agricultura, por motivos de ordem sazonal relacionados à entressafra no Centro-Sul do País.
Com informações do Dieese
Poluição mata mais que acidentes de carro na Europa

A poluição do ar cortou a média de expectativa de vida dos europeus em quase um ano e contribui para centenas de mortes prematuras de milhares de pessoas anualmente, informou a Agência Ambiental Européia em um relatório nesta quarta-feira. A perda é significativamente maior do que a de acidentes de carro.
Mais de 100 milhões de pessoas na região, que compreende 53 países, também carecem de acesso a água potável, um problema mais grave em áreas rurais, mostrou o estudo. Os níveis de poluição do ar reduziram a expectativa de vida em até dois anos nas áreas mais afetadas da Bélgica, Holanda, partes da Polônia e da Hungria.

"A má qualidade do ar ainda está causando centenas de milhares de mortes prematuras na Europa todos os anos e continua a danificar colheitas e a saúde do ecossistema", relatou o documento.

Cerca de 870 milhões de pessoas vivem na região, mais de metade na Europa Ocidental e central, segundo o relatório de 400 páginas. A agência também pediu por rápida ação para limitar emissões de gases-estufa ligados ao aquecimento global e para melhorar a qualidade da água na região.



Musicas
Tema do dia
Entrevista
Encerramento





Novo comentário