Planoiretor de aracaju

Data: 19/11/2010 | De: Lizaldo Vieira

Plano Diretor revisado chega à Câmara, mas só será votado em 2011
O documento foi entregue na manhã desta sexta-feira, 19 pelo prefeito Edvaldo Nogueira na sala da Presidência da Câmara de Vereadores
19/11/2010 - 11:43

Momento da entrega do Plano Diretor revisado (Fotos: Portal Infonet)
“Talvez se a revisão do Plano Diretor da Cidade de Aracaju tivesse chegado à Câmara Municipal no início do ano, seria discutido no calor das eleições, na paixão. Sei que haverá conflitos, porque tem diversos interesses, mas no próximo ano será uma discussão mais racional. Há tempo para tudo, para plantar e para colher”.
Foi o que afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), ao fazer a entrega do plano revisado ao presidente daquela Casa, vereador Emmanuel Nascimento (PT) na manhã desta sexta-feira, 19.
Segundo o prefeito de Aracaju, as pessoas costumam afirmar que Aracaju não possui um Plano Diretor. “Isso não é verdade. Ele existe desde a administração João Augusto Gama e é um bom Plano, mas a Lei Orgânica determina que seja feita uma revisão à cada cinco anos e é essa

Dulcival Santana, presidente do Condurb
revisão que seu estou trazendo para que os vereadores aprovem. Foi um debate que durou quase um ano, mas estamos trazendo ainda o Código de Meio Ambiente, que foi incorporado. Esse é um grande momento para a vida urbanística da nossa cidade. Vai dar uma nova visão de desenvolvimento”, acredita.
Mobilidade
Na ocasião, Edvaldo Nogueira anunciou que meados do próximo ano, estará entregando o Código Municipal de Mobilidade Urbana. “Vamos começar a elaborar o Código de Mobilidade e até Junho de 2011 estaremos trazendo para ser apreciado e votado pelos vereadores. Precisamos enfrentar o problema do trânsito em Aracaju, que está crescendo e enfrenta problemas de engarrafamento e precisa de solução”, destaca o prefeito.


Sem pressa
Ao receber o Plano Diretor, o vereador Emmanuel Nascimento agradeceu ao prefeito e lembrou que os colegas estavam cobrando a chegada o PD há muito tempo.

José Firmo: Vamos começar uma nova etapa"
“Agradeço em nome dos vereadores que cobravam a entrega do Plano Diretor. Vou passar uma cópia a cada um deles e quero dizer aqui que não votaremos esse ano, pois não podemos votar com rapidez, mas com responsabilidade, ouvindo o povo de Aracaju, os moradores da Zona de Expansão, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Engenharia (Crea), o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon)”, enfatiza Emmanuel Nascimento.
Adequações
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Condurb), Dulcival Santana, falou sobre o processo de revisão do Plano Diretor. “É um trabalho minucioso. Foi feita a revisão ortográfica de março de 2009 a fevereiro de 2010. Foi preciso adequar a Lei Orgânica à cidade. Tem que pensar no

Lizaldo: "As audiências públicas são imprescindíveis"
crescimento da cidade, mas ficou muito bom”, ressalta Dulcival Santana.
Fórum
Os representantes do Fórum em Defesa de Aracaju, José Firmo e Lizaldo Vieira, acompanharam a entrega. “Foi uma luta árdua até o Plano Diretor chegar aqui na Câmara. Agora nós que fazemos o Fórum, começaremos uma nova etapa, ultrapassamos a do Condurb, a demora na entrega, mas realmente ficou melhor.
Essa etapa agora é discutir como ficará o Plano definitivo, acompanhar as emendas e defender a participação da população nas discussões. É preciso que os vereadores aprovem um Plano Diretor que respeite as particularidades da cidade que é muito sensível às ocupações, possui dunas, lagoas”, entende José Firmo.
“As audiências públicas serão imprescindíveis, importantes para que a população possa discutir o que for melhor para a cidade. As audiências não devem ser necessariamente na Câmara, mas nos bairros”, acredita Lizaldo Vieira.
Por Aldaci de Souza

Novo comentário