FDGA/ BRT

Data: 17/09/2014 | De: lizaldo


Propostas do Fórum em Defesa da Grande Aracaju para o “Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju”, item Mobilidade Urbana/BRT:
1) Instalação de bicicletário e banheiros com chuveiros anexos aos terminais de integração e às estações de BRT.
JUSTIFICATIVA: a existência de chuveiros e bicicletários anexos aos terminais e às estações de BRT possibilita ao usuário percorrer pequenas distâncias de bicicletas para alcançar outros meios de transporte para locais mais distantes. Isso, além de facilitar para o usuário, pode ser uma forma de atrair mais usuários ao sistema de transporte coletivo.
2) CICLOVIAS: manter as atuais ciclovias e implantar novos trechos de ciclovias, possibilitando assim a maximização do uso da topografia de Aracaju.
JUSTIFICATIVA: aumentar a oferta de ciclovias na cidade, dando ao aracajuano mais uma opção para se locomover dentro da cidade.
3) TRANSPORTE HIDROVIÁRIO: buscar a implantação de transporte hidroviário (passageiros e carga) na região metropolitana de Aracaju, aproveitando o potencial dos rios que banham a região.
JUSTIFICATIVA: oferecer transporte seguro, barato e ambientalmente correto, reduzindo a poluição e contribuindo para reduzir os congestionamentos no trânsito.
4) TERMINAL ORLANDO DANTAS: que a construção do Terminal de Integração do Conjunto Orlando Dantas, não traga prejuízo de outros equipamentos públicos. Devendo ser preservados ou compensados os equipamentos ali existentes.
JUSTIFICATIVA: a construção do terminal de integração não pode representar prejuízo para a comunidade com a perda de outros equipamentos. A locação da obra deve ser precedida dos cuidados necessários para não se retirar equipamentos de lazer existentes há muitos anos naquela comunidade.
Na total impossibilidade de se manter os atuais equipamentos que outros equipamentos sejam construídos em áreas próximas.
5) VIA FÉRREA: defendemos a manutenção da via férrea existente em Aracaju. A possibilidade de se ter transporte ferroviário num futuro próximo, interligando zonas da cidade e ligando Aracaju a outras cidades nos leva a defender a manutenção da via férrea em Aracaju.
As faixas exclusivas para o Bus Rapid Transit (BRT) podem ser implantadas nas avenidas onde existem vias férreas, como as Avenidas Augusto Franco e São Paulo, mas defendemos a manutenção dos trilhos, salvo total impossibilidade técnica, inclusive de aproveitamento da atual estrutura.
JUSTIFICATIVA: Aracaju não pode prescindir de uma estrutura de trilhos existente hoje na cidade, removendo-a ainda que para dar lugar ao BRT.
6) ÁRVORES E CALÇADAS – As árvores e as calçadas devem ser preservadas e mantidas. Que a implantação das canaletas para o BRT não implique na supressão de árvores, nem no estreitamento de calçadas. Na extrema necessidade de se suprimir árvores que mudas sejam replantadas em dobro ou mais na região.
JUSTIFICATIVA: embora saibamos que grandes obras na cidade trazem transtornos e impactos, assim como sabemos que grande parte das árvores existentes nos canteiros centrais das avenidas de Aracaju são exóticas, defendemos que sejam buscados meios para se evitar tanto o estreitamento de calçadas, quando a extração de árvores.
7) ZONA DE EXPANSÃO – a apresentação feita pela consultoria contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju nos deixou bastante preocupado com a total ausência de alternativas para uma área que representa 48% da superfície de Aracaju: a Zona de Expansão Urbana e que sofre hoje com as piores linhas, os piores equipamentos, os horários mais sacrificantes para os usuários. Nos mapas apresentados na Audiência Pública não se notou nenhum menção à Zona de Expansão. SOLICITAMOS que no Projeto de Mobilidade, sobretudo de oferta de linhas de transporte coletivo, seja incluída de forma plena, tal qual ocorre com outras regiões as comunidades dessa outra metade de Aracaju.
JUSTIFICATIVA: historicamente as administrações de Aracaju investiram nos serviços, equipamentos e em infraestrutura na metade urbana de Aracaju, deixando sempre a metade de expansão urbana de fora. Esse comportamento equivocado se justificava até os anos 1980, pelo fato da baixa densidade demográfica não requerer investimentos de recursos públicos numa área com tais características. Isso não ocorre agora em pleno 2014. Além da demanda já existente, a região cresce de uma forma muito rápida, o que exige de gestores, arquitetos/urbanistas e de técnicos soluções para o presente e para o futuro próximo. Não se pode imaginar que a Prefeitura de Aracaju anunciou e já dispõe de projeto para transformar a Zona de Expansão Urbana em “Bairro Modelo” e se esqueça de incluir essa área no projeto que visa adequar a cidade à realidade de mobilidade urbana e de transporte de massa.
8) TERMINAL DO DIA: Propomos a retirada (o fim, a demolição) do terminal do DIA, tão logo entre em operação o Terminal Orlando Dantas.
JUSTIFICATIVA: a partir do momento de entrada em operação do terminal de integração do Conjunto Orlando Dantas haverá condições se de retirar o atual Terminal DIA daquele local. A movimentação de veículos, principalmente dos ônibus , naquele local seria facilitada, o prolongamento da ciclovia seria possível, a travessia de pedestre seria menos arriscada e o acesso ao viaduto – hoje muito congestionado – seria mais rápido.

Novo comentário